Leia também

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Traumas



             O que é um trauma? 

         De forma objetiva, podemos dizer que o trauma é gerado por meio de um acontecimento na vida de uma pessoa que causou algum dano emocional. O acontecimento pode ser de ordem física ou emocional, uma experiência de dor e sofrimento, podendo ocorrer também devido a alguma desilusão ou privação que o individuo tenha sofrido. O trauma psicológico pode desencadear mudanças funcionais no cérebro, liberando e causando reações químicas no organismo, acentuando o medo e estresse. Com frequência a pessoa evitará reviver o acontecimento que lhe traumatizou, podendo desenvolver depressão, comportamentos obsessivos compulsivos, síndrome do pânico, entre outros transtornos e fobias.
          Existem alguns pontos característicos de um trauma, tais como o sentimento de desamparo diante de uma ameaça à própria vida ou de pessoas queridas ou à integridade do corpo. 
        O trauma pode violar a visão do indivíduo a respeito do mundo, colocando num estado de confusão e insegurança.
Trauma psicológico pode estar associado a traumas físicos ou ainda existir de forma independente. As causas podem ser: perdas de entes queridos, abuso sexual, violência verbal ameaças, violência, desafeto, desilusão, eventos catastróficos, guerras, violências em massa, exposição à miséria.
          Entretanto, as pessoas reagem de diferentes maneiras mesmo vivenciando eventos similares, pois o que uma pessoa recebe um evento como traumático, outra pessoa pode não perceber da mesma maneira. De forma semelhante nem todas as pessoas que passam por experiências traumáticas tornam-se psicologicamente traumatizadas.
Se você se identificou em algum dos pontos descritos neste texto, busque ajuda. Há bagagens desnecessárias que carregamos a vida inteira achando que temos que passar por isso, por ser um carma ou destino.

              Há esperança para você!  

Sarah Karina M. S. Lima
Psicóloga
CRP- 06/134797 

Nenhum comentário:

Postar um comentário