Leia também

domingo, 13 de agosto de 2017

Você é um construtor de muros ou pontes?


              Vamos avaliar o que é mais fácil construir, um muro ou uma ponte?

           De uma forma prática e para ilustrar o contexto, o muro é mais fácil de ser construído do que a ponte. Se definido o local e o material, é só começar a construir! É fácil, rápido e o esforço é mínimo se comparado à construção de uma ponte.
       Em nossas relações, quando algo não vai bem, e não estamos dispostos nem interessados em nos esforçar, abdicar, amar incondicionalmente e/ou aceitar as diferenças, “construímos um muro”, porque é mais fácil deixar de falar com fulano ou ciclano do que resolver o conflito.
       Para que uma ponte seja construída, deve haver estudo, dedicação, planejamento, meticulosidade e esforço…E o que dizer da palavra esforço? Nos dias atuais queremos receber as honras da vitória sem o devido esforço, e quando nos encontramos em uma situação em que devemos nos esforçar “construindo uma ponte”, não temos força de vontade para isso, e ficamos muito longe de enxergar e admitir nossa própria condição. Quem não “constrói ponte”, frequentemente coloca a culpa no outro e nunca assume a sua parte de responsabilidade na história.
        Convido que pensem em suas famílias ou nas famílias que os rodeiam.
       Não é difícil de encontrar nas famílias um integrante que faz questão de unir as pessoas, sua característica é “construir pontes”, está sempre cheio de planos, encontros, e torna-se uma peça similar a um elo de uma corrente, que faz com que os outros elos permaneçam conectados.
        Por outro lado, também é possível encontrar nessas mesmas famílias “o construtor de muros” que pode estar falando: lá vem ele de novo, com a ideia de querer juntar todo mundo! Pra que falar com fulano? Pra que convidar ciclano? Vamos fazer só nós...
       Para construir uma ponte é necessário interesse genuíno pelo próximo, em melhorar a nós mesmos e ao mundo, plantar uma semente de amor e paz.
      Você é um construtor de muros ou de pontes no seu relacionamento, com sua família, com seus amigos e colegas?
       A dica é que, diariamente, quando um pequeno muro começar a se erguer ainda tímido derrube-o, a derrubada será fácil, e então trabalhe arduamente na sua ponte e lembre-se que a ação das pessoas que vivem ao seu redor será o reflexo da sua ação.

       Quem muito constrói muros, um dia fica sozinho. Mas quem constrói pontes, nunca ficará ilhado


Sarah Karina M. S. Lima
Psicóloga
CRP- 06/134797

Nenhum comentário:

Postar um comentário