Leia também

domingo, 22 de julho de 2018

CRENÇAS LIMITANTES

             Você já ouviu falar sobre Crenças limitantes? 
             
             Sabe o quanto essas crenças podem limitar o seu potencial?
            Primeiro, se você já ouviu falar vamos recordar e, se você ainda não sabe o que são crenças limitantes, traremos aqui para o seu conhecimento.
           As crenças limitantes nos mantém sempre na nossa zona de conforto (que nem sempre é alinhada realmente à palavra conforto), limitam o desenvolvimento pessoal, nos impedem de sermos bem sucedidos nas diversas áreas da vida, bloqueiam as iniciativas, a obtenção de bons resultados e consequentemente a conquista de objetivos. Podem ser classificadas disfuncionais de desamparo, de desamor e desvalor, impedindo ou dificultando o sucesso pessoal e profissional.
         São padrões rígidos e repetitivos de pensamentos e sentimentos. Podem ser passados de geração a geração em uma família. As crenças e os valores que apreendemos em nossa memória quando crianças se tornam os guias de nossa existência e lentes de nossa percepção da realidade, determinando a qualidade de nosso estado mental.
          Por exemplo, muitas pessoas têm medo de ser grande. Sim, isso mesmo, há pessoas que têm medo de serem bem sucedidas na vida, achando que devem manter-se pequenos e costumam a aconselhar os filhos a serem limitados. Dizem aos seus filhos, não crie expectativas, não sonhe, isso não é para você, é um exagero querer ser ou ter alguma coisa, para quê você quer uma casa tão grande, por quê voltar a estudar, e por aí vai...
            Pare um pouco e pense! Muitas das dificuldades e frustrações da vida são derivadas das nossas crenças limitantes. Tente lembrar a última vez que você planejou algo e não teve forças para ir em frente. Possivelmente foi uma crença limitante que te bloqueou.
             Para você que quer atingir um objetivo, livre-se das crenças limitantes. Reconheça-as!  O primeiro passo para combater um inimigo é conhecê-lo!!
Pense em quanto você já ouviu de alguém ou de si mesmo que algo não poderia ir em frente. RECONHEÇA, CONSIDERE e DESATIVE o poder desta crença limitante. Faça uma revisão dos paradigmas, dos mitos controladores. Fale coisas boas a seu respeito para você mesmo!!
             Para encerrar, quero deixar uma história antiga e muito popular, para a sua reflexão: 
                Era uma vez um grupo de sapinhos que organizaram uma competição.  O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.  E, foi dada a alargada!!
            Uma multidão juntou-se em volta da torre para ver a corrida e "animar" os competidores, mas na realidade ninguém acreditava que sapos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre que eles julgavam alta demais.
               Eles diziam as coisas como: Oh, é difícil DEMAIS!! eles NUNCA vão chegar ao topo."
                "Eles não tem nenhuma hipótese de sucesso.  A torre é muito alta!"
              Os sapinhos começaram a cair.  um por um.  Poucos continuaram a subir mais e mais alto ao som da multidão que continuava a gritar:  É muito difícil!!!  Ninguém vai conseguir!".
              Alguns sapinhos foram vencidos pelo cansaço e falta de apoio, mas Um continuou a subir, e a subir.  Ele não desistia!  Depois d e um grande ESFORÇO foi o único a atingir o topo!
             Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber o segredo do sucesso dele, então um deles perguntou ao campeão, como ele conseguiu forças para atingir o objetivo? e a resposta foi que o sapinho campeão era SURDO!!!
          Moral da história:  Nunca dê ouvido a pessoas com tendências negativas ou pessimistas, porque elas roubam os sonhos, os desejos mais maravilhosos.
               Deixe-se influenciar por boas palavras!
            
              Seja sempre positivo e, acima de tudo PROTEJA OS OUVIDOS, SEU CORAÇÃO E SUA MENTE quando as pessoas disserem que VOCÊ não pode realizar os SEUS sonhos!
           Repita Sempre:
           Eu POSSO fazer isto!
          Eu confio!
          Eu agradeço!


Sarah Karina M. S. Lima
Psicóloga
CRP- 06/134797

Nenhum comentário:

Postar um comentário